Direciono as palavras deste artigo aos empreendedores brasileiros, em especial aos que comercializam suas mercadorias na internet através de um e-commerce. Falaremos aqui sobre a internacionalização de uma loja virtual, esse termo me parece mais adequado, tendo em vista que a internacionalização abrange não só a exportação, como também a importação, já que, dificilmente uma empresa ao ingressar no mercado internacional se restringe exclusivamente a exportação ou a importação. Ambas as opções são válidas e devem ser vistas como oportunidades, acredite nisso.
Neste primeiro artigo abordaremos de forma superficial os tópicos principais que merecem atenção para o desenvolvimento saudável de seu e-commerce no comércio internacional. O primeiro passo é justamente conhecer todo o processo que levará seu e-commerce ao mundo lá fora. Como quase tudo na vida o primeiro degrau é sempre o mais difícil e, possivelmente deve demandar uma maior energia, portanto, concentre-se, antes mesmo de vencer este primeiro degrau você já terá conhecimento suficiente para entender de forma mais objetiva o processo de internacionalização de sua empresa.
Se você tem uma loja virtual e deseja vender para outros países é essencial que você planeje isso. Focar no comércio internacional sem conhecimento prévio é grande chance de resultar em prejuízo, portanto, como empreendedor você tem duas alternativas, conhecer o comércio exterior ou ter uma empresa que lhe ofereça uma assessoria aduaneira que seja capaz de lhe auxiliar em todas as etapas inerentes ao comércio exterior. Meu conselho é que você se agarre as duas alternativas, ambas serão essenciais para o seu sucesso nesse ramo.
No início a burocracia e alguns termos podem lhe causar uma sensação desconfortável que pode beirar a vontade de desistir do sonho da internacionalização da sua empresa, mas lembre-se do parágrafo anterior, o primeiro degrau é normalmente o mais difícil, não se assuste com o primeiro obstáculo.
O planejamento é essencial, portanto, seu e-commerce deve estar apto a receber visitantes de outras partes do mundo. Sendo assim, implante uma política de vendas e, baseada nela determine os idiomas que seu site deve ser traduzido. Normalmente o inglês e o espanhol são suficientes para compradores internacionais, porém, é necessário que você saiba seu público alvo, ou seja, se de repente seu produto tem um número maior de compradores na Holanda, nota-se a importância do idioma holandês, cabe a você como empreendedor pesquisar isso.
Outro ponto importantíssimo para sua loja virtual é disponibilizar um catálogo de produtos, que além das traduções necessárias, devem conter também os preços em moedas como Euro, Dólar e Real. Neste mesmo catálogo é importante que você determine informações sobre a logística internacional. No comércio exterior você deverá dominar os Incoterms, falaremos disso em outro momento, mas saiba que deve ser uma preocupação sua como empreendedor disposto a exportar e importar.
Obviamente, os meios de pagamento devem ser bem esclarecidos em seu e-commerce. As operações cambiais de sua loja virtual devem ser seguras e podem sugerir diversas modalidades, dependerá muito do volume vendido e da forma que sua empresa determinará o recebimento destes valores.
Para ajudá-lo a desenvolver uma boa política de vendas e no intuito de que se planeje detalhadamente a internacionalização do seu negócio, gostaria de compartilhar com você leitor alguns sites que podem lhe ajudar nesses primeiros passos:
1. AliceWeb (http://aliceweb.mdic.gov.br/) – Neste site você pode encontrar estatísticas do comércio exterior brasileiro, acerca de nossas importações e exportações, como preço médio, países que compram do Brasil e uma série de outras informações que serão importantes para seu negócio.
2. Invest Export Brasil (http://www.investexportbrasil.gov.br/) – Neste site você pode encontrar inclusive empresas estrangeiras interessadas em produtos brasileiros por categoria.
3. Vitrine do Exportador (http://www.vitrinedoexportador.gov.br/) – Neste site você pode basicamente criar um showroom virtual para divulgação de seus produtos no exterior.
De forma extremamente superficial, citaremos a princípio e em caráter meramente ilustrativo os termos que você como empreendedor encontrará ao ingressar neste mercado, são eles:
1. RADAR: Trata-se da habilitação que sua empresa deve ter junto à Receita Federal para operar no mercado internacional.
2. INCOTERMS: São as condições de transações internacionais que determinam as responsabilidades das negociações internacionais entre importador e exportador.
3. Classificação Fiscal: Conhecer termos como HS CODE e NCM são essenciais para que se possa determinar a classificação fiscal da sua mercadoria, já que é através desse instituto que são calculados os tributos da operação.
4. Operação cambial: Trata-se de como seu dinheiro será enviado ao fornecedor no exterior, no caso de uma importação, ou de como sua empresa receberá pela mercadoria vendida, no caso da exportação.
5. Courier x Formal: Seja uma importação ou exportação, sua empresa deve entender como determinar a modalidade de envio e/ou recebimento da mercadoria.
A princípio, o entendimento pleno destes cinco temas em destaque poderão lhe ajudar a desmistificar algumas questões que certamente você como empreendedor deve estar ansioso para absorver, mas isso ainda é assunto para os próximos artigos, vamos juntos, passo a passo.