Fique por dentro do mundo do comércio exterior

Como reduzir os custos operacionais da sua empresa no comércio exterior.

Renan Diez, diretor na Intervip Comércio Exterior revela sete dicas valiosas para sua empresa reduzir custos em suas importações.

Naturalmente, uma das maiores preocupações de uma empresa em suas atribuições diárias está nitidamente atrelada a questão dos seus custos. O tema redução de custos é, com certeza, recorrente nas mais diversas reuniões e temas de discussões, seja qual for a área ou o assunto, o custo se faz sempre presente.

No comércio exterior, nem todas as empresas sabem, de fato, como proceder e se organizar para que a operação tenha sucesso, segurança, agilidade e ainda assim um bom custo final, não somente de forma pontual, mas sim, em todas as etapas da cadeia logística.

Uma dica importante, para não dizer essencial é contar com profissionais que além de especialistas em suas áreas de atuação, também possam ser titulados como generalistas, ou seja, o que é importante considerar é que para uma operação seja um sucesso de ponta a ponta no comércio exterior e ainda tenha condições de proporcionar um custo reduzido, o profissional precisa entender que cada etapa da logística está diretamente ligada com a próxima, as etapas se interligam e, logicamente, seu custo também.

Para Renan Diez, diretor na Intervip Comércio Exterior uma das chaves do sucesso da Intervip é, justamente, contar com profissionais que além de especialistas em suas áreas de atuação, também são grandes generalistas, com domínio em todas as etapas da operação, o que além proporcionar um melhor atendimento aos seus clientes, também viabiliza uma grande economia no custo final do processo.                

Em conversa com o comexdobrasil.com, Diez cita de forma resumida alguns exemplos que podem melhorar significativamente os resultados da sua empresa em uma operação de importação.

A dica número um na importação já pode ser aplicada no momento da compra internacional. Salvo exceções, evite negociar com os Incoterms CIF, CIP, CFR e CPT. Dê preferência para os Incoterms FOB, FCA ou EXW. É essencial que o importador tenha controle operacional e de custos da logística internacional e, somente nestes últimos isso é possível. É comum importadores na ilusão de um fechamento com um bom custo de frete internacional, admitirem os Incoterms do grupo C. Porém, ficam reféns de free times de demurrages baixíssimos que podem custar diárias bem superiores a 100 dólares pelo atraso na devolução de um container. Nesse grupo, também dentro da modalidade marítima, para cargas LCLs, muitas vezes as armazenagens não possuem negociação e os valores cobrados podem ser duas, três ou mais de quatro vezes superiores a uma armazenagem pré-negociada, além das taxas no destino que nem sempre são previamente informadas.                

Uma segunda dica é contratar uma empresa que possa lhe oferecer uma logística door-to-door, e que seja, portanto, responsável por toda a operação, desde o momento da compra internacional até a entrega da carga em sua empresa. Renan Diez reforça que sob o domínio de uma empresa nomeada para controlar sua importação de ponta a ponta, ganha-se tempo na comunicação entre as etapas, que se tornam mais ágeis e pré-estabelecidas. Importante aqui é ressaltar que no comércio exterior, tempo é dinheiro literalmente. A Intervip Comércio Exterior tem mais de 25 anos de tradição neste mercado, oferecendo uma logística door-to-door, oferecendo soluções em agenciamento de cargas, desembaraço aduaneiro, transporte rodoviário, e toda uma gama completa de serviços no mundo do mercado internacional.

Com relação aos custos dos fretes internacionais, tanto para as operações aéreas quanto marítimas, vale destacar que temos um mercado dinâmico, volátil e bastante suscetível a fatores externos. Um grande exemplo dessa variação foi observado pré e pós pandemia. No auge da pandemia, com uma crise logística internacional bastante estabelecida, foi possível observar fretes internacional para cargas FCL (Full Container Load) sendo negociados por valores que beiravam os 15 mil dólares, na rota China-Brasil. Hoje, início de 2023, com uma menor demanda, vemos esta mesma rota oferecendo opções na base dos mil dólares. O mesmo vale também para cargas LCL (Less Container Load) e para cargas aéreas, afirmou Diez.     

Sempre atenta a esses altos e baixos do mercado de fretes internacionais, a Intervip conta com uma gama de parceiros internacionais em todos os continentes, em que cada operação são nomeados estrategicamente, a fim de proporcionar a melhor condição logística para aquele momento, bem como garantindo sempre a melhor tarifa do mercado, independente da origem, com muita segurança e décadas de experiência nestes tipos de operações.

Neste sentido, chegamos então a dica número três, conforme antecipado nos parágrafos anteriores, sendo essencial contar com um parceiro logístico que ajude a sua empresa a buscar as melhores condições do mercado, na contratação dos fretes internacionais, na escolha dos Incoterms, na negociação com os terminais portuários entre outras coisas, que somente uma empresa que veste a camisa da sua empresa será capaz de lhe oferecer.

A dica número quatro pode parecer simples, mas nas condições atuais do nosso país e, com a dinâmica que esse mercado exige, sabemos que nem sempre é possível garantir uma etapa de planejamento para as importações. É claro que, as empresas que conseguem antecipar seus pedidos de importação e possuem uma maior flexibilidade com relação ao tempo de chegada de sua carga, gozam de um poder de negociação maior com relação as tarifas para um frete internacional. Segundo Renan Diez, para operações que demandam menor tempo de urgência, é possível obter tarifas bem menores. Ou seja, quanto mais urgente sua carga, menor a chance de negociação, porém, isso não significa necessariamente pagar mais caro.

A quinta dica se refere a classificação fiscal da mercadoria importada. É muito importante observar a correta escolha da NCM. Quando aplicada de forma equivocada, uma NCM pode originar prejuízos e atrasos na liberação. Porém, a classificação fiscal feita de forma correta, pode garantir o bom andamento da operação. Contudo, na escolha da NCM é imprescindível observar o tratamento administrativo, a fim de verificar eventual necessidade de emissão de Licença de Importação. Questões relacionadas a antidumping também são passíveis de estudo, com o objetivo de evitar multas e computar os custos dessa medida. Por outro lado, a NCM também pode lhe proporcionar boas condições na operação, como a aplicação de um Ex-Tarifário, que pode reduzir a carga tributária da operação. Outro ponto importante é sempre analisar os convênios relacionados ao ICMS, no caso de redução na base de cálculo ou na alíquota vigente.

A dica número seis talvez possa parecer mais complexa, mas quando possível de ser aplicada, provavelmente resultará em números finais incríveis em suas operações de comércio exterior. Sempre que possível, utilize regimes aduaneiros especiais, como: Drawback, Back to Back, Entrepostagem Aduaneira e Admissão Temporária.

O Drawback é um regime aduaneiro especial que autoriza a suspensão, isenção ou a restituição de tributos em operações de importação de insumos e produtos intermediários que serão utilizados de alguma forma na mercadoria destinada à exportação.

Na operação Back to Back a grande vantagem é a eliminação de uma etapa no âmbito da venda internacional, que gera redução no tempo de entrega da carga ao cliente final e ainda proporciona redução da carga tributária.

No entreposto aduaneiro temos a disponibilidade de um valor mais competitivo na armazenagem da carga em uma zona secundária, conhecida usualmente como Porto Seco. Além da possibilidade da parcialização dos lotes da carga importada para desembaraço aduaneiro fracionado, com pagamento parcial da tributação.

Já a admissão temporária possibilita a permanência de bens importados no país, por prazo determinado, tendo sua tributação suspensa ou com pagamento proporcional, em relação ao tempo de permanência da carga.

A última dica é confiar no seu prestador de serviço. Uma boa relação com a empresa contratada para a condução de suas operações de compra e venda internacional é essencial para uma rotina saudável e mais leve. O comércio exterior possui por natureza uma rotina estressante, mas quando conduzida com essa relação de transparência, confiabilidade e segurança, torna-se muito mais agradável e acima de tudo, mais simples.

A Intervip Comércio Exterior oferece soluções em toda a cadeia logística do comércio exterior, com a missão de oferecer sempre a melhor relação de custo e benefício aos seus clientes. Conheça as vantagens em consultoria aduaneira, fretes internacionais e logística integrada. Entre em contato através do e-mail intervip@portalintervip.com.br, ou pelos telefones (19) 3491-2618 / (19) 3491-7488.

Mensagem final de Renan Diez aos leitores: “Ser empresário no Brasil não é uma missão fácil. Quando se é empresário atuante na área do comércio exterior, fica evidente nossa carência de condições favoráveis que alicercem os pilares para um caminho de sucesso. Sabemos que não é uma tarefa fácil ser empreendedor no Brasil e, entenda que, para ser empreendedor, não é necessário ser empresário, você também pode ser empreendedor independentemente do cargo que ocupa em sua empresa. Você também é capaz de gerar novos horizontes dentro da sua organização. Que o comércio exterior seja sempre símbolo de crescimento e auxilie sua empresa na busca incessante pelo sucesso.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram