Fique por dentro do mundo do comércio exterior

Sua empresa realmente importa e exporta?

A princípio essa questão pode ser facilmente respondida pelo empresário que de alguma forma está inserido no comércio internacional. No entanto, não é raro ouvir de empresários as afirmações de que suas empresas estão exportando e importando quando na verdade não estão.

Na importação, praticamente todas as empresas brasileiras contam com produtos importados em alguma etapa de sua produção ou mesmo na comercialização de seus produtos, seja alguma máquina utilizada na produção, alguma peça aplicada em algum componente, ou mesmo o produto final para comercialização. Muitas vezes, o item importado chegou ao Brasil até mesmo a pedido da empresa. O que iremos abordar aqui é como este produto chegou e como na verdade poderia ter chegado.

Muitas empresas utilizam uma comercial trade para a importação de produtos, e isso é perfeitamente normal. Em alguns casos é a única opção que a empresa possui. No entanto, às vezes, o desconhecimento de alternativas faz com que esse produto importado chegue a sua empresa de uma forma mais onerosa do que poderia. Com exceção aos casos em que há uma importadora no Brasil de um determinado produto em caráter de exclusividade, sua empresa pode optar por realizar a importação diretamente. Além disso, existem diversos fornecedores em diferentes partes do mundo, praticando a mesma qualidade e com preços competitivos que possam atender a necessidade de sua empresa. Cabe à sua empresa esta avaliação.

Na exportação, é comum também presenciar empresas brasileiras que possuem seus produtos em diversas partes do mundo. Porém, nem sempre são realmente os exportadores de seu produto. Na exportação, encurtar este caminho nem sempre é fácil, pois, fatalmente é a empresa intermediadora que possui os contatos no exterior e que também desenvolveu este mercado externo para que seus produtos de fatos fossem exportados. No entanto, investir na internacionalização de sua empresa e buscar novos mercados pode garantir a sua empresa operações bem mais lucrativas do que as atuais.

E então, sua empresa realmente é uma empresa exportadora e importadora? Avalie as possibilidades e amplie a visão que sua empresa tem sobre o tema. Empresas comerciais tradings são fundamentais para o país e podem ser uma excelente opção para o seu negócio. Em contrapartida, verifique se sua empresa pode se tornar de fato uma importadora ou uma exportadora, certamente você terá condições de escolher a melhor opção para o bom desenvolvimento de sua empresa.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram