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Utilização de containers no comércio exterior

Ao operar no comércio internacional na modalidade marítima, é importante que o importador ou exportador tenha em sua mente uma noção básica à respeito da dimensão dos containers utilizados nestas operações. No intuito de facilitar essa visualização, destacaremos em seguida os containers mais utilizados em nossos portos.

O container Standard 20, possui uma medida interna de cerca de 5,91 metros de comprimento, 2,34 metros de largura e 2,38 metros de altura, tendo uma capacidade de volume total de cerca de 33,2 metros cúbicos. Em regra, sua capacidade total de transporte é para cargas de até 21,92 toneladas.

O container Standard 40, com relação a suas medidas internas, tem 12,04 metros de comprimento, 2,34 metros de largura e 2,38 metros de altura, totalizando uma capacidade de volume total de cerca de 67,6 metros cúbicos. Normalmente, a carga máxima para este tipo de container gira em torno de 26,93 toneladas.

Para cargas que exigem uma altura maior de container, temos o High Cube, com comprimento e largura basicamente iguais ao Standard 40, mas com uma altura de 2,69 metros, aumentando, portanto, a capacidade de volume total para aproximadamente 76,2 metros cúbicos.

Para cargas relacionadas a alimentos, temos o Reefer 20. Trata-se de um container refrigerado com dimensões internas de 5,49 metros de comprimento, 2,27 metros de largura e 2,26 metros de altura, atingindo um volume de 28,3 metros cúbidos, com capacidade para cargas de até 22,36 toneladas.

Existem cargas que extrapolam as medidas padrões dos containers, sendo, assim exigida a utilização da Plataform 20 ou 40, que não possuem paredes laterais, frontais e traseiras, ou seja, trata-se de uma plataforma com capacidade para cargas com volume de 29 e 67 metros cúbicos respectivamente. São mais utilizadas para transporte de máquinas, barcos, tanques, chapas etc.

Para cargas com altura muito elevada e que somente podem ser carregadas por cima, em que o High Cube não é suportado, temos a figura do container Open Top 20 ou 40. O Open Top 20 possui 5,79 metros de comprimento, 2,25 metros de largura e com o teto aberto coberto com lona. Já o Open Top 40 tem 11,88 metros de comprimento, 2,28 metros de largura com o teto funcionando da mesma forma.

Normalmente utilizado para transporte de máquinas pesadas, o container Flat Rack 20 e 40 possui o teto e as laterais abertas, com capacidade de volume para 28,9 metros cúbicos e 67 metros cúbicos, enquanto que cargas pesando até 22,55 toneladas e 39,82 toneladas respectivamente.

Menos comum nas importações e exportações regulares da maioria das empresas, container Tanque possui uma cubagem de 27,4 metros e é utilizado para transporte de líquidos tóxicos, inflamáveis, voláteis etc. Também tem sua utilização menos frequente os containers Insulado e Ventilado.

A figura do container foi muito importante para a logística do comércio internacional. Muito antigamente, as cargas soltas não eram acondicionadas em containers e eram transportadas no porão dos navios. Com o desenvolvimento da logística, temos já há algum tempo um container específico para cada tipo de carga, trazendo mais segurança para o transporte de sua mercadoria.

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