Fique por dentro do mundo do comércio exterior

Exportação: vamos zelar pela segurança

O atual cenário político e econômico brasileiro e, principalmente, o aumento considerável da taxa do dólar tem motivado empresas brasileiras que objetivam incrementar os volumes de seus bens e serviços destinados à exportação.

Nesse sentido, é necessário que os empresários do setor se cerquem de cuidados especiais, sobretudo com relação à segurança de que as divisas serão devidamente pagas pelo importador no exterior, no intuito de evitar prejuízos indesejáveis ao exportador brasileiro. O ponto básico de partida é a escolha de um prestador de serviço que assessore sua empresa em âmbito pleno, do início ao fim da logística, para que o sucesso da operação se dê da melhor forma.

Uma dica importante em suas primeiras exportações, quando ainda o importador é um mero interessado e desconhecido de sua empresa é que a modalidade de pagamento seja determinada em caráter de adiantamento, ou seja, a mercadoria é somente embarcada ao exterior mediante o recebimento antecipado das divisas. Após este período de confiabilidade, o exportador brasileiro poderá, mediante outras condições, negociar formas de pagamento mais flexíveis.

A carta de crédito também surge como uma condição segura de negociação e, é amparada com o aval de um Banco de primeira linha. Esta modalidade está condicionada a responsabilidade das duas partes (exportador e importador), no sentido de cumprirem o acordado na carta de crédito e, consequentemente a liberação das divisas ao exportador. Esta operação acrescenta um custo ao processo e, por vezes não é utilizada por falta de conhecimento técnico.

O pagamento de uma exportação também pode ocorrer mediante cobrança bancária, caso em que os documentos originais de sua exportação são encaminhados a um Banco no exterior e, consequentemente liberados somente com o compromisso do importador em cumprir com o pagamento. No entanto, nesta hipótese, caso o importador não cumpra com o pagamento, o exportador brasileiro deve arcar com os custos do frete internacional pelo embarque da mercadoria até o porto ou aeroporto de destino, bem como com as despesas de retorno ao território brasileiro.

Investir esforços no planejamento de internacionalização de sua empresa através da exportação é muito importante diante das condições de mercado atuais. Ao decidir ingressar neste mercado, tenha a certeza de contar com um bom prestador de serviços em comércio exterior. A escolha certa é essencial para garantir o sucesso de uma operação que atenda todas as necessidades e expectativas de sua empresa.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram