Fique por dentro do mundo do comércio exterior

Consolidação de cargas: uma ótima opção para cargas menores

Não importa o quão pequeno seja o volume de sua carga, sua empresa também pode optar pelo frete internacional marítimo, através do ato de consolidação. Muitas empresas imaginam que operações marítimas somente são viáveis para cargas volumosas, quando há a possibilidade de utilização exclusiva de todo o contêiner na operação.

Neste sentido, antes de prosseguirmos é necessário que sua empresa conheça duas expressões utilizadas constantemente nos embarques marítimos, quais sejam: FCL (Full container load) e LCL (Less container load). A modalidade FCL significa que sua carga preenche a capacidade do contêiner em sua totalidade e será, portanto, a única carga acondicionada. Na modalidade LCL são consolidadas cargas de diferentes usuários, uma vez que sozinhos não teriam condições de preencher o contêiner totalmente e, é exatamente isso que sua empresa pode fazer para ter um frete internacional barato em sua transação internacional.

É bastante claro no comércio exterior que os fretes internacionais marítimos são consideravelmente mais baratos que os fretes aéreos. Lembrando que neste artigo estamos apenas e tão somente fazendo alusão de preços relacionados ao agenciamento da carga e não na operação como um todo.

Deste modo, o objetivo deste artigo é deixar claro para sua empresa que os fretes marítimos podem ser considerados independentemente do tamanho da sua carga. Uma empresa especializada na prestação de serviços em comércio exterior pode auxiliar sua empresa na consolidação de sua carga marítima, através de um agente consolidador que irá emitir o conhecimento de embarque, denominado House, bem como o conhecimento geral, conhecido como Master.

Este conceito de consolidação de carga marítima é aceito sem restrições no meio profissional, porém, no cenário acadêmico há algumas interpretações divergentes, no qual o termo correto seria unitização de cargas, por uma série de argumentos, porém, esta questão não é a temática deste artigo e não será abordada nesta oportunidade.

De qualquer forma, apesar da divergência no meio acadêmico, o mercado entende o assunto como uma opção vantajosa e viável para empresas que desejam operar na modalidade marítima. Sempre que possível, realize uma comparação de custos entre a opção aérea e marítima, é preciso deixar claro que o valor do frete internacional não deve ser a única base comparativa para a escolha do seu embarque.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram